Depois de um 2020 em que o mercado de crédito cresceu no seu maior ritmo desde 2012 – só a carteira de crédito a empresas, por exemplo, cresceu impressionantes 21,7% no ano passado – as perspectivas para 2021 continuam animadoras.
Consequentemente, há muitas oportunidades interessantes para as companhias que buscam investir no crescimento dos seus negócios, na compra de maquinário e transformação digital; e mesmo para aquelas que precisam oxigenar o caixa de seus negócios ou efetivar uma mudança no perfil de suas dívidas.
Para 2021, o Banco Central estima alta de 8% no mercado de crédito, com destaque, no plano empresarial, para as operações de crédito com recursos livres (nas quais as taxas de juros são pactuadas em comum acordo entre instituições financeiras e mutuários), que devem crescer 10% ao longo do ano.
Um dos fatores que mantem o mercado de crédito a pleno vapor são os programas de crédito oferecidos pela União, com destaque evidente para o Pronampe, que deve ser retomado nos próximos dias a partir da esperada sanção da Presidência da República, e que oferece linhas de crédito com taxas de juro de 6% ao ano + Selic.
Mas, além das ações de apoio do Governo Federal, as instituições bancárias públicas e privadas contam com uma série de oportunidades para companhias que planejam acessar novas linhas de crédito em 2021. Do crédito com foco em capital de giro aos empréstimos com foco no investimento industrial e digitalização, estamos falando de uma série de opções que devem ser avaliadas de modo minucioso, levando em conta o perfil de sua empresa, objetivos e condições oferecidas pelos bancos.
E aqui entra uma questão importante: como destinar esforços para avaliar as linhas de crédito disponíveis no mercado bancário e aproveitar as oportunidades de um mercado de crédito aquecido?
Planejamento e estudo das oportunidades
A base para o sucesso na identificação de oportunidades no mercado de crédito envolve planejamento. E isso quer dizer, que, em um cenário ideal, a empresa deve buscar o crédito de modo preventivo, quando não se tem urgência por ele, investindo assim na construção de uma rede de fornecedores e de linhas pré-aprovadas que a companhia poderá acessar quando necessário.
Essa é a visão do crédito enquanto uma ferramenta para a sustentabilidade financeira, do crédito como um produto que, se buscado com planejamento, pode contribuir de modo efetivo para um crescimento sólido da sua empresa. Como sempre reforço, os cenários de imediatismo são inimigos do crédito de qualidade e dificultam o acesso a linhas com condições favoráveis em termos de taxas, prazos e garantias.
A intermediação do crédito e o papel dos especialistas
Dentro deste contexto, entra também a figura do especialista em crédito empresarial, responsável por analisar as diferentes opções de crédito disponíveis para sua empresa e fazer o “casamento” com aquela linha que mais se adequa a sua capacidade de pagamento e perfil do negócio.
Tal análise e intermediação, sem dúvida, exige um amplo conhecimento do mercado bancário e das instituições financeiras do país. Por outro lado, dar esse passo é uma ação decisiva para que você não fique preso as condições oferecidas por uma ou duas instituições com as quais já trabalha.
Em outras palavras: o especialista em crédito empresarial irá expandir os limites do mercado de crédito para sua companhia!
E, dentro de um panorama de oportunidades aquecidas, este profissional poderá ser um parceiro estratégico para os seus negócios em 2021, ano crucial e em que – segundo as projeções mais recentes sobre o PIB – já se começa a enxergar as luzes da tão esperada retomada econômica!