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Como estruturar um planejamento estratégico para a jornada de crédito do seu negócio?

Por Adilson Seixas, CEO e Fundador da LOARA Crédito

 

Os primeiros meses do ano representam um período definitivamente importante para as empresas, visto que é o momento em que se dá início às estratégias desenhadas para o seu crescimento dentro de um ciclo anual – e para poder entender quais delas são mais ou menos eficazes dentro do cenário que havia sido imaginado.

E, para além de um plano de atividades diretamente relacionado à operação do negócio, é interessante que as organizações estruturem um planejamento estratégico, fator que se relaciona diretamente com a expansão e a superação de adversidades para uma companhia.

Isso porque, em um ambiente de negócios como o brasileiro – de alta competitividade e em constante transformação –, é crucial que as empresas, independentemente do seu porte, pesquisem, estudem e analisem as circunstâncias do cenário de crédito no mercado, de modo que possam aproveitar oportunidades e estejam prontas para aumentar seu poder de negociação junto aos bancos.

Portanto, estabelecer etapas a serem seguidas em uma jornada de crédito pode ser um divisor de águas para o real crescimento de uma empresa.

 

Como se planejar?

Em primeiro lugar, é importante que as empresas construam uma jornada de crédito assertiva, que possibilite a obtenção de linhas de crédito vantajosas – com taxas atrativas, menores percentuais de garantias e parcelas que caibam no fluxo de caixa.

A assertividade é importante também para que o objetivo da captação esteja claro e alinhado às metas do negócio e às condições financeiras da empresa com base no seu planejamento estratégico.

Vale ressaltar que a falta de planejamento para a captação de recursos reduz as chances das empresas acessarem boas oportunidades de crédito que vão de encontro com seus interesses.

Se faz necessário estabelecer relacionamento com seus fornecedores de capital (bancos) para a abertura de novas frentes de captação de recursos. Para tanto, é fundamental entender a leitura do mercado bancário e de crédito, aumentando suas chances de uma captação mais adequada à realidade da empresa.

 

Organização e bons hábitos de pagamento       

A organização financeira é de grande importância no mercado de crédito e mostra que os empresários estão preparados para honrar suas dívidas.

No sistema de cadastro dos bancos, é preciso manter atualizadas as informações financeiras e patrimoniais da empresa e dos sócios.

Quitar regularmente seus compromissos financeiros e evitar impeditivos também são demonstrações de saúde financeira.

Sabendo que os bancos querem correr o mínimo de risco possível, é fundamental comprovar que sua empresa está organizada financeiramente e tem capacidade de pagamento.

 

Gestão de garantias

Para que uma instituição financeira confie crédito a uma empresa, é  a criação de uma relação e um sentimento de confiança. Nesse caso, a liquidez das garantias de um negócio representa um fator diferencial e atrativo para os bancos optarem por ofertar o crédito.

Isso porque as garantias representam lastros para as operações de crédito, fundamentais para que a percepção de risco seja menor. A partir da gestão adequada dessas garantias, a empresa adquire um maior poder de negociação com as instituições financeiras.

As garantias mais comuns que podem ser ofertadas para os bancos em uma operação de crédito são cobrança bancária, imóveis, aplicação financeira, máquina e equipamentos e outras.

Vale ressaltar que quanto menor o índice de garantia em uma operação de crédito, melhor para a empresa. Desse modo, quando a empresa for negociar junto aos bancos, é necessário ter clareza sobre qual garantia e percentual será negociado.

 

Assessoria especializada na captação de recursos

Na busca por uma boa relação com instituições financeiras e uma captação de crédito assertiva, pode ser de grande valor o suporte de profissionais especializados e com conhecimento no mercado de crédito.

Isso porque um especialista de crédito com conhecimento técnico e que atue de maneira próxima aos bancos, pode facilitar o processo para obtenção de linhas de crédito que vão de encontro com a necessidade de cada negócio.

O mercado de crédito é abundante enquanto, na outra ponta, temos empresas necessitando desse recurso. Diante da mudança do mercado bancário nos últimos anos, se faz necessário contar com profissionais que unam essas duas pontas.

Seja qual for o principal objetivo de sua empresa, uma coisa é certa: o crédito é uma ferramenta que, se bem utilizada, irá impulsionar o avanço das empresas no competitivo ambiente de negócios do país!