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Inteligência de crédito: a união entre tecnologia e talento humano

Por Adilson Seixas, CEO e Fundador da LOARA Crédito

 

Como um dos principais pilares de uma grande economia, o crédito empresarial assume um papel determinante para suportar negócios em busca de expansão, mas não somente. Ele também auxilia no equilíbrio das finanças, no reposicionamento das empresas no mercado, na otimização de investimentos em inovação, melhores negociações com fornecedores, e, ainda, no aprimoramento do capital humano e transformações da cultura corporativa.

Mas, para ter sucesso em uma jornada creditícia dentro de um mercado financeiro cada vez mais fragmentado entre instituições financeiras tradicionais, fintechs e novos agentes de crédito, o ideal é que as empresas contem com suporte especializado que, por sua vez, deve se ancorar em alguns pilares estratégicos, de modo que seja possível unir organizações as oportunidades de captação de linhas de crédito adequadas às realidades financeiras de seus negócios.

Pensando nisso, no presente artigo, descrevo as bases principais do trabalho que desenvolvemos ao longo de quase 9 anos e que já possibilitou o aporte de mais de 700 milhões de reais em recursos financeiros para empresas dos mais diversos segmentos. Boa leitura!

 

Metodologia para o sucesso na captação de crédito

 

O crédito deve ser visto como um objetivo que exige planejamento, visando a sustentabilidade financeira dos negócios. O pressuposto do planejamento, por sua vez, nos permitiu desenvolver uma metodologia que nos apoia tanto na definição do perfil de empresas que podemos atender com máxima eficiência e foco em resultados concretos, quanto na definição dos primeiros passos que vão nos auxiliar na identificação das melhores oportunidades para estas mesmas empresas.

Batizamos essa metodologia como FAREGE, a qual considera 4 princípios iniciais na avaliação do perfil das empresas que atendemos. São eles:

Faturamento (FA): o primeiro aspecto diz respeito ao perfil financeiro do negócio e, em nossa empresa, trabalhamos com negócios cujo faturamento anual são superiores a R$ 2 milhões/ano. Esta base inicial para analisarmos os nossos potenciais clientes.

Restrições (RE): a capacidade financeira, por si só, não basta: é fundamental que a empresa não possua restritivos capazes de impedir seu acesso ao crédito.

Garantias (G): como sempre reforço em meus artigos, garantias com boa liquidez são outra chave para que seja possível ampliar o escopo de linhas de crédito a serem mapeadas para uma empresa;

Endividamento (E): finalmente, conforme também já observei em outras oportunidades, é necessário que as empresas realmente precisem de recursos e, ato contínuo, que tenham clareza sobre seus objetivos, de modo que o planejamento da jornada de crédito seja bem direcionado e assertivo.

 

Inovação no mapeamento de oportunidades

 

Construída a base metodológica, o próximo passo foi investir em nossos Centros de Inteligência de Crédito (CIC), que reúnem recursos tecnológicos avançados para que seja possível mapear oportunidades em instituições financeiras diversas. Mas o aspecto mais relevante de nosso CIC são os profissionais que fazem parte dele. Pessoas altamente capacitadas – como veremos abaixo – e estratégicas, que se relacionam diariamente com nossos parceiros bancários, para assim, construirmos caminhos que possibilitem o match ideal entre empresas e bancos.

 

O papel do talento humano

 

Todo esse trabalho seria impossível sem profissionais qualificados e prontos para acompanhar, de modo personalizado, a jornada de crédito de cada um dos nossos clientes. Por isso, aliado aos investimentos contínuos em inovação e estrutura metodológica de processos, contamos com um programa interno de desenvolvimento de Especialistas em Crédito empresarial, de formação de nossos colaboradores do CIC e demais áreas administrativa, visando fortalecer um conjunto de habilidades técnicas, comerciais e interpessoais que empoderam nosso time de talentos a:

Apoiar empresas na obtenção de crédito junto aos nossos parceiros bancários;

  1. Avaliar e direcionar oportunidades de crédito de qualidade para nossos clientes;
  2. Assumir uma atitude de liderança e intraempreendedora sobre suas carreiras;
  3. Construção de relações confiáveis com bancos e empresas, visando o longo prazo e a sustentabilidade financeira das organizações;
  4. Aprofundamento sobre as mudanças e contexto macro do mercado de crédito.

 

É por meio desse conjunto de pilares estratégicos que sustentamos a base de uma inteligência de crédito que está revolucionando o ambiente de negócios brasileiro. Estruturamos operações que possibilitam a concretização de sonhos. Se sua empresa busca suporte especializado ou se você é um profissional do mercado financeiro interessado em ser o dono de sua carreira, embarque conosco nessa jornada conosco!