Por Adilson Seixas, CEO e Fundador da LOARA Crédito
Quais fatores influenciam a expansão ou retração da oferta de crédito no ambiente de negócios de um país? Essa pergunta talvez passe pela cabeça de muitos gestores que buscam no capital externo uma ferramenta para o crescimento de seus negócios ou até mesmo cogitam criar uma estratégia para a captação de linhas de crédito pré-aprovadas e a oxigenação contínua do caixa do negócio.
O fato é que, como um dos pilares macroeconômicos do mercado, o crédito influi e é diretamente afetado por outros indicadores que movimentam a cadeia de negócios de uma nação. Peguemos como base para essa análise o último Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do Banco Central do Brasil. De acordo com o estudo, é estimado que o saldo total de crédito em 2022 deve alcançar a casa de 4,2% – número que, se confirmado, deve consolidar mais um ano de crescimento de dois dígitos no segmento creditício.
O relatório aponta ainda que a expectativa de alta no âmbito do crédito empresarial passou de 8,5% para 11,2% (considerando a última projeção e a atual) e avançou tanto no campo do crédito livre (chegando a 15%), quanto no saldo do crédito direcionado (que utiliza recursos do BNDES e da poupança (o indicador foi projetado em 4,0%).
Diferentes pontos, por sua vez, explicam a melhora do mercado de crédito: do sucesso de medidas como o PRONAMPE (que, apenas em dois meses de operação, já ultrapassou R$ 32 bilhões em crédito concedido às empresas), a melhora do ambiente econômico de modo geral, que também segue com indicadores em revisão e cujo PIB deve fechar o ano na casa de 2,71%, segundo o último Boletim Focus, publicado no dia 17 de outubro.
Em outras palavras, o mercado de crédito é regido, a rigor, por uma combinação de aspectos que incluem:
- Políticas econômicas e medidas de estímulo ao crédito;
- Inflação;
- Consumo;
- Inadimplência;
- Níveis da atividade econômica no país;
- Cenário interno e externo do mercado.
O que esperar para 2023?
Dito isso, é importante levarmos em conta que, para a construção de uma estratégia assertiva e de longo prazo de crédito, não é só o momento atual que deve ser considerado, mas também as expectativas para o futuro.
Nesse sentido, a boa notícia é que, para 2023, mesmo diante do contexto sempre potencialmente instável das eleições para a economia, as projeções para o mercado de crédito em 2023 já estão na casa de 8,0%, segundo a última pesquisa da Febraban divulgada na primeira quinzena de outubro.
Segundo a Federação – e conforme vimos na presente análise – questões como a melhora dos indicadores econômicos e a criação de novos programas públicos de crédito foram fundamentais para essa revisão.
É importante destacarmos, ainda, a necessidade de um acompanhamento contínuo desses indicadores, uma vez que os dados podem tanto se expandir (como ocorreu ao longo de 2022), como passar por um período de maior controle dos bancos quanto a liberação de linhas de crédito.
O suporte para o sucesso
Por fim, vale a consideração de que, quando combinamos a análise dos indicadores econômicos com planejamento e apoio especializado, as chances de que uma empresa estruture jornadas de crédito bem-sucedidas são muito mais significativas.
E isso porque, dada a multiplicidade de players dentro de um sistema financeiro fragmentado e, ato contínuo, as diferentes exigências, custos e prazos oferecidos pelos bancos; o suporte de profissionais capazes de mapear oportunidades de crédito se mostra como um caminho, uma vez que une a combinação perfeita entre expertise, ferramentas inovadoras e metodologias inteligentes.
Estamos falando, assim, de uma rota para a aceleração do processo de captação creditícia, bem como, para aumentar o poder e a voz das empresas nas negociações com as instituições financeiras.
E, haja vista que as companhias se aproximam do planejamento de metas para 2023, é hora de aproveitar o bom momento do mercado de crédito e de suas expectativas em um futuro próximo para que o capital externo passe a ser mais uma alternativa de fortalecimento para as organizações do país!
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