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5 falhas que você não pode cometer na hora de buscar uma linha de crédito

Por Adilson Seixas, CEO e Fundador da LOARA Crédito

 

Ao longo de minha experiência de mais de 25 anos atuando no mercado financeiro e de crédito, conheço bem os desafios que as empresas enfrentam dentro de suas jornadas para a captação de capital externo visando impulsionar seus projetos e ganhar tração no competitivo ambiente de negócios brasileiro.

Apenas para efeito de elucidação desse cenário, uma pesquisa da FGV apontou que em 2021, a demanda por crédito no segmento PMEs superou em R$ 166 bi a oferta disponível nos bancos. Esse é um dos entraves mais significativos para o crescimento econômico brasileiro, haja vista que o crédito é um instrumento fundamental para a oxigenação dos mercados nacionais, para o fomento da inovação e da geração de empregos.

Visando obter mais dados sobre esse cenário, conduzi no último mês de setembro uma pesquisa para entender qual o nível de sucesso atual das empresas brasileiras no processo de captação de crédito. Analisando os indicadores, foi positivo perceber que 46% das companhias foram bem-sucedidas nessa trajetória.

Por outro lado, o levantamento também reforçou que 31% não obtiveram êxito; 8% conquistaram um valor abaixo do que necessitavam e 15% nunca buscaram o crédito como uma ferramenta para o investimento empresarial. Tais indicadores fornecem duas reflexões importantes:

  1. Quase 40% da amostra de mercado que participou da pesquisa teve insucesso em suas jornadas de crédito – seja por não conseguir usufruir de uma linha creditícia ou acessar valores menores do que o necessário pela empresa;
  2. Dentro da gama de 15% das empresas que nunca acessaram o mercado de crédito, é bem possível que uma porcentagem desses negócios não o faça por questões de desconhecimento sobre estratégias de captação ou por não enxergarem boas oportunidades de negócio.

Esse contexto, por sua vez, só reforça a importância do suporte especializado de profissionais que realizam a intermediação de linhas de crédito entre empresas, bancos e demais instituições financeiras. Ajudar as empresas a superarem os obstáculos do mercado de crédito tem sido meu principal objetivo nos últimos 8 anos e, pensando nisso, em meu novo artigo, reforço algumas falhas que as empresas não podem cometer nos seus processos de captação creditícia.

 

1. Não se planejar

A primeira orientação que ofereço para uma empresa que almeja ter sucesso em uma negociação creditícia envolve o desenho de um planejamento, etapa essencial em qualquer processo empresarial – mas que muitas vezes é relegado a segundo plano quando tratamos do relacionamento com instituições financeiras.

A companhia, nesse sentido, precisará ter muito claro qual o objetivo com aquela captação, traçar estratégias para a manutenção do equilíbrio financeiro, organizar documentos e mapear instituições com oportunidades que dialoguem com seu perfil financeiro.

 

2. Falta de organização financeira

Ato contínuo ao planejamento, a organização financeira é uma peça-chave para que:

  1. A empresa não busque o crédito somente em situações emergenciais nas quais é bem possível que ela aceitará condições pouco atrativas para o seu negócio;
  2. Não perder o prumo das finanças a ponto de ser negativado no mercado, uma vez que esse ponto reduz em larga escala as chances de conquista do crédito.

 

3. Falha na gestão de garantias

Quanto maior a liquidez das garantias de um negócio, mais atrativo é para um banco ofertar crédito para aquela companhia. As garantias servem de lastros para as operações e importantíssimas para diminuir a percepção de risco na concessão do crédito. Assim sendo, ela ajuda a diminuir o custo do capital, tornando a operação de crédito mais favorável a empresa. Ou seja, ao não dispor desses instrumentos, a empresa diminui seu poder de negociação com as instituições financeiras.

 

4. Falta de suporte especializado

Mapear oportunidades de crédito em diferentes instituições, de modo que seja possível encontrar uma linha de crédito que se comunique com as necessidades do negócio e tenha prazos flexíveis, taxas competitivas e maior abertura a concessão do crédito. Este é um processo complexo que pode ser otimizado com o suporte especializado de profissionais que dominem o mercado creditício. Assim, ao não contar com esse apoio, a tendência é que os desafios do mercado para se obter o crédito sejam maximizados.

 

5. Hábitos ruins de pagamento e falta de relacionamento bancário

O mercado de crédito funciona como um espelho para as organizações: se as empresas, em outras operações financeiras, mantiveram seus pagamentos em dia, o score de crédito da companhia tende a se potencializar – e, naturalmente, o oposto irá ocorrer com negócios que atrasaram pagamentos ou ficaram negativados.

É importante se atentar também para o relacionamento bancário que a empresa constituiu ao longo dos anos e ainda – conforme reforçado acima – para o seu conhecimento sobre linhas de crédito em diferentes instituições.

Com atenção para tais pontos, não tenho dúvidas de que é possível facilitar a busca pelo crédito e colocar as companhias no centro das negociações com as instituições financeiras.

Sim, o mercado de crédito no Brasil é desafiador e precisa avançar em termos de oferta, mas novas oportunidades têm sido criadas nos últimos anos e um esforço interno das organizações também precisa ser realizado para que, com todos os elos unidos, possamos construir um segmento creditício mais forte!