O sonho de se tornar um empreendedor faz parte da realidade de milhões de cidadãos em todo o país. Já em 2019, um levantamento da OnePoll apontou que 77% dos brasileiros sonham em empreender, motivados pela possibilidade de maior flexibilidade sobre seus horários, o desejo de serem seus próprios chefes, aumentar a satisfação profissional ou simplesmente seguirem uma vocação empreendedora.
Por sua vez, diante das transformações do mercado – no qual, é cada vez mais rara a formação de uma carreira executiva em uma única empresa – e dos próprios desafios econômicos dentro do contexto de isolamento social, o empreendedorismo surge como uma possibilidade de crescimento tanto para aqueles que encontram dificuldades para se recolocar no mercado ou simplesmente desejam migrar do tradicional modelo de CLT; quanto para os profissionais que, saindo de uma carreira executiva de longo prazo, buscam desenhar um novo capítulo em suas vidas profissionais.
Dito isso, para que esse movimento em prol da construção de uma vida empreendedora seja bem-sucedido, é fundamental que se observem algumas etapas. Um primeiro passo é o entendimento do ambiente de negócios no qual se deseja investir. No meu caso, por exemplo, após anos de atuação em grandes instituições do sistema financeiro, absorvi uma série de conhecimentos e analisei as dores de um nicho importante do setor para então lançar uma empresa que oferece diferentes soluções de crédito para o mercado.
Ou seja: quando entendemos e nos especializamos no segmento em que planejamos investir, nossas chances de sucesso serão muito mais significativas.
Um segundo passo envolve a capacidade de assumirmos riscos. Por mais que haja planejamento – e ele é fundamental para que se encontrem respostas para os desafios que surgem continuamente no mercado – temos de estar cientes de que empreender é estar disposto a arriscar e também encarar os obstáculos que fazem parte da realidade de qualquer empresário no país.
Por isso, o terceiro passo envolve o propósito. Só com um propósito claro teremos a motivação para enfrentar tais desafios e fazermos esforços contínuos para preservar o legado de nossas organizações.
Uma quarta etapa que recomendo fortemente é a busca de suporte e de conhecimento. Participar de cursos, mentorias, eventos com outros empreendedores e se atualizar sobre as tendências de um segmento serão fatores fundamentais para o processo de imersão e entendimento de um ambiente de mercado que comentei no início. Novamente reforço que esse passo poderá contribuir para que você absorva insights sobre produtos e diferenciais competitivos na hora de lançar sua empresa.
Finalmente, toda caminhada no universo empresarial envolve dedicação, máximo empenho e também que os empreendedores acreditem nas suas capacidades de transformarem ideias em novos negócios.
Todos esses pontos combinados, sem dúvidas, serão molas propulsoras em sua jornada empreendedora que, sem dúvidas, virá com desafios, mas também com oportunidades que podem transformar um segmento e contribuir para a realidade de consumidores, outras empresas e para o próprio fortalecimento econômico do país!