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5 skills necessários para se destacar no mercado de crédito contemporâneo

No contexto global atual, a profunda transformação do mercado financeiro vem ampliando as perspectivas profissionais para aqueles que estão abertos à mudança. A estrutura do sistema bancário vem se modificando e o mercado de crédito, de modo geral, tem se beneficiado com essas tendências que também são fatores que promovem sua expansão.

 

Esse crescimento ficou evidenciado por um estudo do IPEA que mostrou que o saldo de crédito concedido ao setor privado passou de 27,3% do Produto Interno Bruto (PIB), em dezembro de 2000, para 52,9% do PIB, em dezembro de 2021. Por sua vez, a Febraban revisou para cima a projeção para o mercado de crédito em 2022, que também deve fechar na casa de dois dígitos (10,4%).

 

Essa evolução torna o ambiente de negócios cada vez mais competitivo e outro lado positivo desse cenário envolve o surgimento de novas oportunidades de atuação para que os profissionais contribuam para um cenário dinâmico e cada vez mais especializado.

 

Mas, para aproveitar essas oportunidades é preciso dispor de diferenciais que favoreçam o seu destaque e aumentem a sua vantagem competitiva em relação aos candidatos a vagas no mercado de crédito, afinal, é justamente para os campos onde as oportunidades mais prosperam que converge o interesse geral – incluindo posições em novos modelos de negócio, fintechs e no processo especializado de intermediação de crédito.

 

Nesse sentido, é essencial desenvolver competências que impulsionem suas chances de sucesso nesse novo ambiente, por isso, separo aqui algumas habilidades – tanto comportamentais e mais subjetivas, quanto as mais técnicas, adquiridas pela experiência, cursos e acompanhamento de mercado – que, se bem empregadas, farão você se sobressair no universo do crédito empresarial.

 

Conheça o mercado de crédito com profundidade

 

A característica fundamental que embasa todas as demais habilidades necessárias para operar de forma bem-sucedida dentro de qualquer segmento é o conhecimento profundo desse campo de atuação. É a compreensão detalhada do mercado – seu início, eventos marcantes, dados e tendências – que dará poder de previsibilidade e preparo para montar estratégias bem desenhadas, aumentando o preparo dos profissionais para diferentes contextos.

 

Domínio de técnicas comerciais

 

Com o customer experience ocupando lugar central no mercado contemporâneo, ter conhecimento das técnicas de vendas mais adequadas para cada situação pode ser um diferencial definitivo para os resultados dos seus negócios.

 

É importante ter em mente que cada profissional pode adaptar seu arcabouço de metodologias de acordo com o segmento e circunstâncias específicas, mas alguns pontos são fundamentais para qualquer venda, por exemplo: seu cliente deve saber o que precisa e é papel do agente comercial ou especialista ajudá-lo a descobrir quais são as suas verdadeiras necessidades – e, no caso do crédito, qual a sua demanda; adaptabilidade, criatividade e resiliência também são essenciais em uma negociação; por último, tenha confiança de que o produto ou serviço que está vendendo é a solução mais adequada para a dor apresentada pelo seu target.

 

Seja um bom negociador

 

Negociar é, em essência, uma forma de solucionar conflitos, é um processo de tomada de decisões entre duas partes que leva a um consenso. Como sabemos, atualmente, não basta apresentar um bom produto, é preciso investimento em estratégias de negociação e, no caso do mercado de mercado de crédito e dos processos de intermediação, esse conhecimento é determinante para posicionar o cliente como um protagonista nas relações com os bancos e instituições financeiras.

 

Por isso, contar com uma boa abordagem capaz de persuadir seu interlocutor a fechar um negócio do tipo ganha-ganha será sempre um diferencial na sua carreira no novo sistema financeiro.

 

A importância de saber liderar

 

A liderança é uma habilidade que extrapola os limites de um cargo e pode ser aprendida e aprimorada. O profissional com essa competência, por sua vez, consegue inspirar as pessoas a sua volta e direcioná-las. Mas, para tornar-se um bom líder, você deve saber tomar decisões, ter empatia, confiança, otimismo, saber ouvir e ser transparente. Preze sempre também pela boa comunicação que, aliás, será determinante para os skills de relacionamento bancário e negociação que citei acima.

 

Aposte no intraempreendedorismo

 

O intraempreendedorismo consiste em identificar oportunidades de melhoria dentro das empresas para desenvolver soluções e essa é uma postura bastante buscada no mercado hoje. Em resumo, estamos falando do profissional proativo, autêntico e com análise estratégica. Pessoas com mentalidade intraempreendedora oferecem às instituições diversas oportunidades de crescimento, o que, consequentemente, impulsiona seus resultados.

 

Estamos diante de uma nova realidade e é preciso, além de atenção às possibilidades de crescimento na carreira e reforço do networking, buscar ampliar os skills que podem determinar uma trajetória mais bem sucedida no mercado de trabalho do segmento creditício.

 

Sabemos que as oportunidades que surgem no setor são também vetores que estão reestruturando as bases do segmento creditício como conhecemos e indicando novos caminhos para os profissionais, mas você não só pode, como deve, procurar se antecipar e acompanhar essas mudanças, de modo que possa ser um dos líderes dessa revolução.