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5 fatores de sucesso para a conquista do crédito empresarial

Como temos visto nos principais cadernos de economia do país, o mercado brasileiro de crédito segue a pleno vapor.

 

Após um 2020 em que o volume total do crédito atingiu uma marca inédita superior a R$ 4 trilhões e cujo estoque cresceu 15,5% em relação a 2019 – maior aumento registrado pelo Banco Central desde o início de sua série histórica em 1991; ao todo, o volume se expandiu em R$ 539,369 bilhões no ano passado – a expectativa, para 2021, é de alta de 8%, com destaque, no plano empresarial, para as operações de crédito com recursos livres (nas quais as taxas de juros são pactuadas em comum acordo entre instituições financeiras e mutuários), as quais devem crescer 10% ao longo do ano.

 

Ainda sobre o âmbito dos empréstimos empresariais, vale destacar que, de abril de 2020 até abril deste ano, o crédito ampliado a empresas atingiu R$ 4,3 trilhões, o que já representa um crescimento de 7,7% dentro do período, conforme dados do BC.

 

Com tudo isso, se sua empresa visa aproveitar as oportunidades que se abrem nesse cenário de um mercado de crédito aquecido, é importante adotar alguns passos que podem ser determinantes para o seu sucesso no relacionamento com bancos e instituições financeiras.

 

Em artigo de abril, destaquei, por exemplo, algumas das principais razões para a recusa do crédito empresarial. Já na pauta de hoje, listei cinco fatores determinantes para que sua empresa conquiste o crédito que busca para crescer, reequilibrar as finanças ou mesmo investir em novos projetos. Confiram!

 

  1. Atue com planejamento e de modo preventivo

 

A falta de planejamento é inimiga de um crédito de qualidade. Isso significa que, quando sua empresa não se estrutura com antecedência para a busca de um empréstimo, ela fica refém de altas taxas, juros e prazos pouco flexíveis que podem comprometer ainda mais seu equilíbrio financeiro, transformando o crédito, que deve ser encarado como uma ferramenta para o crescimento, em mais uma dor de cabeça.

 

Por isso, trabalhe sempre com a perspectiva do crédito preventivo; do crédito enquanto um produto. Ou seja, ao invés de buscar empréstimos somente em situações de urgência, o ideal é investir na construção de uma rede de fornecedores e de linhas pré-aprovadas que a companhia poderá acessar sempre que necessário.

 

Por isso, ao se planejar, suas chances de sucesso serão muito mais efetivas.

 

  1. Mantenha uma gestão financeira organizada e forneça garantias sólidas

 

O planejamento também é essencial para que sua empresa consiga manter as finanças em um patamar razoável de equilíbrio. E este é outro fator determinante para a conquista do crédito. Ao manter sua empresa sem maiores restrições financeiras, o acesso a uma linha de crédito de qualidade é uma possibilidade muito mais crível, posto que seu score continuará atrativo e repassará segurança para os bancos.

 

Com tudo isso, por mais que muitas organizações busquem empréstimos empresariais para equilibrar o caixa de seus negócios, é importante que esse passo seja tomado de modo prévio e planejado.

 

Em complemento, é importante que a empresa disponha de garantias – compromisso estabelecido para a redução dos riscos creditícios das instituições financeiras – para assegurar boas condições de acesso ao crédito. Tais garantias podem tanto ser de ordem pessoal (avais, fianças) como vinculadas a bens tangíveis do tomador de crédito.

 

Tudo irá depender das condições oferecidas pela linha de crédito, volume de empréstimo solicitado, dentre outros fatores avaliados pelos bancos no momento da concessão de crédito.

 

  1. Estude e mapeie perfil das instituições

 

O próximo passo é entender e analisar, de modo detalhado, o perfil das instituições nas quais está buscando um empréstimo e de suas respectivas linhas de crédito.

 

Como em qualquer relacionamento no mercado, será mais simples acessar uma oferta de crédito interessante quando você conhece e compara diferentes opções; bem como, quando o perfil de uma determinada instituição dialoga melhor com o perfil de sua empresa.

  1. Avalie as oportunidades do mercado

 

Concomitantemente, é importante se manter informado e entender o momento do ambiente de negócios, político e econômico do país, os quais exercem uma influência direta no mercado de crédito.

 

Como vimos, o país vive um momento de especial aquecimento na busca e oferta de crédito.

 

Dentro deste contexto, merece destaque – apenas para citar um exemplo – o novo PRONAMPE, sancionado no início de junho e que se tornou um programa permanente. A expectativa é que sejam concedidos R$ 5 bilhões para as micro e pequenas empresas este ano – valor que pode chegar a R$ 25 bilhões caso conte com apoio de bancos públicos e privados.

 

  1. Busque suporte

 

Diante de todas estas etapas, é natural que uma empresa enfrente desafios na identificação das melhores oportunidades e no acesso a linhas de crédito que se adequem, de fato, a sua realidade financeira.

 

Neste sentido, o último passo para o sucesso de uma jornada de crédito consiste na busca do suporte de especialistas, responsáveis por analisar as diferentes opções de crédito disponíveis para sua empresa e fazer o “casamento” com aquela linha que mais se adequa a sua capacidade de pagamento e perfil do negócio.

 

Ao seguir estes passos, tenho plena convicção de que as chances de sucesso de sua empresa na busca pelo crédito serão potencializadas. Você está pronto para dar o primeiro passo?